Programação

 

21/05

22/05

23/05

24/05

25/05

8:00

Credenciamento

X

X

X

X

 

9:00

 

Abertura, Salão Nobre da Reitoria da UFBA

 

Palestra:

Aaron Williamon
Royal College of Music

 

Palestra:

José Zula de Oliveira
USP

 

Palestra:

Maurício Loureiro
UFMG

Sessão temática especial :

Pesquisa em Música

9:30

Apresentação artística

Debate

10:00

Breque pro cafezinho

 

10:30

Palestra:

Daniel Levitin
McGill University

Mesa:
Processos cognitivos na performance musical

Mesa:
Aspectos da psiculingüís-tica e da semiótica

Mesa:
 Processos cognitivos em composição e percepção

Mesa:
Música e cognição musical

12:30

Intervalo para almoço

14:30

Mesa:

Desenvolvimento cognitivo através das artes musicais

Sessões temáticas
(Hotel Tropical da Bahia)

Sessões temáticas
(Hotel Tropical da Bahia)

Sessões temáticas
(Hotel Tropical da Bahia)

Encer-ramento e Almoço por adesão

16:30

Breque pro cafezinho

17:00

Sessão temática especial :

Relatos de experiência

 

Sessões temáticas

 

Sessões temáticas

Sessões temáticas

 

18:00
Sessão de demonstrações,
Reitoria da UFBA

 

Assembléia da ABCM

 

20:00

 

Concertos

 

Horários das Sessões

TERÇA-FEIRA

sala 01

sala 02

sala 03

sala 04

14:30
TEMA 01

Reflecting upon tempo perception
and its future perspectives: a review of issues

Eleni Lapidaki

 

Musicoterapia
Maria Angélica
Santos Oliveira

O medo do desconhecido. Pesquisa em andamento: a familiaridade com o inusitado no testemunho de pianistas “destemidos”.
Zélia Chueke

A influência da família e da escola no Desenvolvimento
do canto das crianças de dois a seis anos de idade
Vivian Dell’ Agnolo Barbosa
Beatriz Ilari

15:00
TEMA 01

Incidence of stylistic knowledge on rhythm perception
Juan Fernando Anta
Isabel Martinez
Monica Valles

O Método Bonny de Imagens Guiadas e Músicas: a música e os estados alterados de consciência.
Thelma Sydenstricker Alvares

A percepção do sentido emocional da performance musical – canto lírico medindo a emoção facial.
António Salgado
Alan Wing

O pensamento sincrético da criança: Henri Wallon e uma pesquisa de campo
Beatriz de S Bessa

15:30
TEMA 01

Towards a comprehensive theory of the emotional meaning of music: a multimethodological research approach and some empirical findings

Kari Kallinen

Celebrando a vida com doces canções

Virgínia Maria Mendes Oliveira Coronago

 

“Menos o olfato e o paladar, todos os outros sentidos são necessários para o trabalho em grupo”. A percepção dos sentidos no desenvolvimento da performance orquestral.

Glêsse Collet
Ricardo Dourado Freire

TEMA 04

The Brain’s Training in the Improvement of Pitch and Tempo Acuities
Olin Parker

16:00
TEMA 01

Effects of musical characteristics and listeners’ abilities on figure identification: I. The embedded figures test.
Neta Spiro

La conciencia musical
Luc Delannoy

Do cálculo inconsciente da alma:  estrutura e desvios expressivos como critério de preferência musical
Ângelo Martingo

Sessão temática especial com o Prof. Olin Parker:

O Ensino da Psicologia da Música

16:30

Breque pro cafezinho

17:00
TEMA 02

Investigação sobre arquétipos musicais relacionados ao arquétipo do Malandro em canções de Chico Buarque
Christian H.  Zimermann

Técnica Alexander e cognição na pedagogia da performance musical
Patrícia F. Santiago

Incorporando a mente musical
Marcos Vinício Cunha Nogueira

Expertise, criatividade e resolução de problemas em música.
Bernardo Grassi

17:30
TEMA 02

Os principais desconfortos físico-posturais dos Flautistas e suas implicações no estudo na performance da flauta
Marcelo Parizzi M. Fonseca

Conhecimentos musicais envolvidos na preparação do repertório pianístico de três bacharelandos sob a ótica da matriz de habilidades cognitivas em música de Davidson e Scripp
Regina Antunes Teixeira dos Santos
  Liane Hentschke

“Can you beat it?” A hierarchy of rhythm performance patterns
for children ages six and seven years
Debbie Lynn Wolf

Resolução de Problemas na Escolha de Repertório em Aula Prática de Violão
Milson Fireman

 

18:00

Sessão de demonstração, Reitoria da UFBA. Fausto Borém e Edmundo Hora.

 

QUARTA-FEIRA

sala 01

sala 02

sala 03

sala 04

14:30
TEMA 02

Improvisação na Música Clássica da Índia: Abdução e Significação
     José Luiz Martinez

The mind-body connection and musician’s health
      Terri Mitchell

Cognição e corpo na performance musical

Patrícia Furst Santiago
 Patrícia Lima M. Pederiva

Ansiedade de Performance em Música – Causas, Sintomas e Estratégias de Enfrentamento
Carlos Alberto Fonseca

15:00
TEMA 03

Repensando o aprendizado inicial de leitura e escrita musical a partir de estudos de cognição do ritmo
Darcy Alcântara Neto

Musical sense-making between sensory experience and symbolic computations: enactive, ecosemiotic and biosemiotic claims
Mark Reybrouck

Contribuição do aprendizado de canções no desenvolvimento da linguagem verbal.
Luciane C. Simionato
Cristina Tourinho

Merleau-Ponty e a sala-de-aula de piano
Denise Andrade de Freitas Martins

15:30
TEMA 03

Metáforas no ensino de música: um estudo de caso sobre o emprego de linguagem figurada em master class de violão
Ricieri Carlini Zorzal

The language of gestures in the singing lesson
Alessia Vitale

Paradigma Neurocientífico na Pesquisa sobre necessidades complexas de Ensino em Música - Ensaio teórico
Ana Clara Bonini

Cristiano Figueiró

 

As Funções da Linguagem Musical e o problema da compreensibilidade da Música segundo Mário de Andrade
Marcus Straubel Wolff

16:00

LANÇAMENTO DE LIVROS E CDS

16:30

Breque pro cafezinho

17:00
TEMA 03

Uma investigação em cantores líricos brasileiros: análise do fluxo expiratório na emissão cantada e falada de vogais do português
Rita de Cássia F. Amato

A study on the lateralization
of the effect of musical
imagery on spontaneous otoacoustic emissions
Alejandro Ramos-Amézquita, Gabriela Pérez-Acosta, duardo-Sierra,

Wagner, o artista enquanto filósofo e as relações interartísticas na obra de arte total - Gesamtkunstwerk
Sylmara Cintra Pereira
Márcio P. Noronha

Quando é música?

Caio Manoel Nocko

17:30
TEMAS 03/04

O tempo musical sob uma ótica narrativa

Felipe Copetti Hickmann

Gender equality projects in popular music as cultural and discursive practice
Cecilia Björck

Educação Musical e Motivação: uma revisão bibliográfica a partir da pirâmide de hierarquia das necessidades de Abraham Maslow

João Fortunato Q Júnior

 

Fundamentos da Técnica de Alexander

(Palestra)

Patrícia F. Santiago

18:00
TEMA 04

 

“Reflexive interaction” between children and musical systems.
Anna Rita Adessi

Fatores do desempenho e ação pianística. Estratégias interdisciplinares para a otimização do movimento – um procedimento experimental
Mª Bernardete Póvoas

 

QUINTA-FEIRA

sala 01

sala 02

sala 03

sala 04

14:30
TEMA 05

A questão da Identidade local e o Ensino Coletivo utilizando Bandinha Rítmica e Capoeira: Relatos de experiência em escola pública de Educação Especial em Salvador-Bahia.
Marcos dos S. Moreira
Henrique Trindade

Music teachers’ knowledge and social representations of music
Anna Rita Addessi
Felice Carugati
Patrizia Selleri

A partilha social da música
Rosemyriam Cunha

Prática instrumental e motivação: uma reflexão sobre a possibilidade da experiência de fluxo
Rosane Cardoso de Araújo
Grace Filipak Torres
Agnes Leimann Ilescas

15:00
TEMA 05/06

A utilização de modelos de performance no ensino de instrumento musical
Paulo David A. Braga

Levels of attachment in western classical singing lessons: the perception in singing performance
Sofia A. Serra

Criatividade musical: aproximações com as idéias de Jean Piaget
José Nunes Fernandes

Música:
Linguagem formadora de identidades sociais
Auro Sanson Moura

15:30
TEMA 05/06

A Criança e a música: as implicações da música no  desenvolvimento intelectual e emotivo infantil de zero a dois anos
Carolina C. Gomes
Isaac Samir Melo
Danilo César Guanais de Oliveira

Natural and learned schemata in the musical expressions of Israeli-Arab kindergarten children: a case study
Claudia Gluschankof

A música dos professores de música: lugares sociais na categorização do repertório
Mônica Duarte

O desenvolvimento da percepção do tempo em crianças de dois a seis anos: um estudo investigativo a partir do canto espontâneo
Maria Betânia Parizzi

16:00
TEMA 06

Ação pianística, desempenho e controle do movimento – uma perspectiva interdisciplinar
Maria Bernardete Castelan Povoas

Children’s practice and understanding of music: a series of teaching and learning strategies
Tânia Lisboa

Músicos e não-músicos: o treinamento musical influencia a atenção visual?

Ana Carolina Oliveira e Rodrigues
Leonor Bezerra Guerra
Maurício Alves Loureiro

 

Como ocorre o pensamento criador musical no adulto
Kristiane Munique Costa e Costa

16:30

Breque pro cafezinho

17:00

Assembléia Geral da ABCM