Schedule

 

05/21

05/22

05/23

05/24

05/25

8:00

Registration

X

X

X

X

 

9:00

 

Opening session, Salão Nobre da Reitoria da UFBA

 

Key-note speech:

Aaron Williamon
Royal College of Music

 

Key-note speech:

José Zula de Oliveira
USP

 

Key-note speech:

Maurício Loureiro
UFMG

Special thematic session:

Research in Music

9:30

Artistic presentation

Debate

10:00

Coffee-break

 

10:30

Key-note speech:
Daniel Levitin
McGill University

Round table:
Cognitive processes of musical performance

Round table:
Aspects of psycholinguistics and semiotics

Round table:
Cognitive processes of composition and perception

Round table: Music and social cognition

12:30

Lunch

14:30

Round table:

Cognitive development and the musical arts

Thematic sessions
(Hotel Tropical da Bahia)

Thematic sessions
 (Hotel Tropical da Bahia)

Thematic sessions
 (Hotel Tropical da Bahia)

Closing session and Lunch

16:30

Coffee-break

17:00

Special thematic session:

Sharing experiences

 

Thematic sessions

 

Thematic sessions

Thematic sessions

 

18:00
Demonstrations,
Reitoria da UFBA

 

Plenary session of ABCM

 

20:00

 

Recitals

 

TUES-DAY

ROOM 01

ROOM 02

ROOM 03

ROOM 04

14:30
THEME 01

Reflecting upon tempo perception
and its future perspectives: a review of issues

Eleni Lapidaki

 

Musicoterapia
Maria Angélica
Santos Oliveira

O medo do desconhecido. Pesquisa em andamento: a familiaridade com o inusitado no testemunho de pianistas “destemidos”.
Zélia Chueke

A influência da família e da escola no Desenvolvimento
do canto das crianças de dois a seis anos de idade
Vivian Dell’ Agnolo Barbosa
Beatriz Ilari

15:00
THEME 01

Incidence of stylistic knowledge on rhythm perception
Juan Fernando Anta
Isabel Martinez
Monica Valles

O Método Bonny de Imagens Guiadas e Músicas: a música e os estados alterados de consciência.
Thelma Sydenstricker Alvares

A percepção do sentido emocional da performance musical – canto lírico medindo a emoção facial.
António Salgado
Alan Wing

O pensamento sincrético da criança: Henri Wallon e uma pesquisa de campo
Beatriz de S Bessa

15:30
THEME 01

Towards a comprehensive theory of the emotional meaning of music: a multimethodological research approach and some empirical findings

Kari Kallinen

Celebrando a vida com doces canções

Virgínia Maria Mendes Oliveira Coronago

 

“Menos o olfato e o paladar, todos os outros sentidos são necessários para o trabalho em grupo”. A percepção dos sentidos no desenvolvimento da performance orquestral.

Glêsse Collet
Ricardo Dourado Freire

THEME 04

The Brain’s Training in the Improvement of Pitch and Tempo Acuities
Olin Parker

16:00
THEME 01

Effects of musical characteristics and listeners’ abilities on figure identification: I. The embedded figures test.
Neta Spiro

La conciencia musical
Luc Delannoy

Do cálculo inconsciente da alma:  estrutura e desvios expressivos como critério de preferência musical
Ângelo Martingo

Special thematic session with Prof. Olin Parker:

Teaching Psychology of Music

16:30

Coffee-break

17:00
THEME 02

Investigação sobre arquétipos musicais relacionados ao arquétipo do Malandro em canções de Chico Buarque
Christian H.  Zimermann

Técnica Alexander e cognição na pedagogia da performance musical
Patrícia F. Santiago

Incorporando a mente musical
Marcos Vinício Cunha Nogueira

Expertise, criatividade e resolução de problemas em música.
Bernardo Grassi

17:30
THEME 02

Os principais desconfortos físico-posturais dos Flautistas e suas implicações no estudo na performance da flauta
Marcelo Parizzi M. Fonseca

Conhecimentos musicais envolvidos na preparação do repertório pianístico de três bacharelandos sob a ótica da matriz de habilidades cognitivas em música de Davidson e Scripp
Regina Antunes Teixeira dos Santos
  Liane Hentschke

“Can you beat it?” A hierarchy of rhythm performance patterns
for children ages six and seven years
Debbie Lynn Wolf

Resolução de Problemas na Escolha de Repertório em Aula Prática de Violão
Milson Fireman

 

18:00

Demonstration session, Reitoria da UFBA. Fausto Borém e Edmundo Hora.

 

WEDNES-DAY

ROOM 01

ROOM 02

ROOM 03

ROOM 04

14:30
THEME 02

Improvisação na Música Clássica da Índia: Abdução e Significação
     José Luiz Martinez

The mind-body connection and musician’s health
      Terri Mitchell

Cognição e corpo na performance musical

Patrícia Furst Santiago
 Patrícia Lima M. Pederiva

Ansiedade de Performance em Música – Causas, Sintomas e Estratégias de Enfrentamento
Carlos Alberto Fonseca

15:00
THEME 03

Repensando o aprendizado inicial de leitura e escrita musical a partir de estudos de cognição do ritmo
Darcy Alcântara Neto

Musical sense-making between sensory experience and symbolic computations: enactive, ecosemiotic and biosemiotic claims
Mark Reybrouck

Contribuição do aprendizado de canções no desenvolvimento da linguagem verbal.
Luciane C. Simionato
Cristina Tourinho

Merleau-Ponty e a sala-de-aula de piano
Denise Andrade de Freitas Martins

15:30
THEME 03

Metáforas no ensino de música: um estudo de caso sobre o emprego de linguagem figurada em master class de violão
Ricieri Carlini Zorzal

The language of gestures in the singing lesson
Alessia Vitale

Aspectos entoacionais da canção e o saber-fazer cancional
Beatriz Raposo de Medeiros

As Funções da Linguagem Musical e o problema da compreensibilidade da Música segundo Mário de Andrade
Marcus Straubel Wolff

16:00

NEW BOOKS AND CDS

16:30

Coffee-break

17:00
THEME 03

Uma investigação em cantores líricos brasileiros: análise do fluxo expiratório na emissão cantada e falada de vogais do português
Rita de Cássia F. Amato

Gender equality projects in popular music as cultural and discursive practice
Cecilia Björck

Wagner, o artista enquanto filósofo e as relações interartísticas na obra de arte total - Gesamtkunstwerk
Sylmara Cintra Pereira
Márcio P. Noronha

Quando é música?

Caio Manoel Nocko

17:30
 THEME 03

O tempo musical sob uma ótica narrativa

Felipe Copetti Hickmann

Bringing order to aesthetics in school. Discursive positioning in discussions with teachers and head teachers
Monica Lindgren

Educação Musical e Motivação: uma revisão bibliográfica a partir da pirâmide de hierarquia das necessidades de Abraham Maslow

João Fortunato Q Júnior

 

Fundamentos da Técnica de Alexander

(Lecture)

Patrícia F. Santiago

18:00
THEME 04

“Reflexive interaction” between children and musical systems.
Anna Rita Adessi

 

Fatores do desempenho e ação pianística. Estratégias interdisciplinares para a otimização do movimento – um procedimento experimental
Mª Bernardete Póvoas

 

THURS-DAY

ROOM 01

ROOM 02

ROOM 03

ROOM 04

14:30
THEME 05

A questão da Identidade local e o Ensino Coletivo utilizando Bandinha Rítmica e Capoeira: Relatos de experiência em escola pública de Educação Especial em Salvador-Bahia.
Marcos dos S. Moreira
Henrique Trindade

Music teachers’ knowledge and social representations of music
Anna Rita Addessi
Felice Carugati
Patrizia Selleri

A partilha social da música
Rosemyriam Cunha

Prática instrumental e motivação: uma reflexão sobre a possibilidade da experiência de fluxo
Rosane Cardoso de Araújo
Grace Filipak Torres
Agnes Leimann Ilescas

15:00
THEME 05/06

A utilização de modelos de performance no ensino de instrumento musical
Paulo David A. Braga

Levels of attachment in western classical singing lessons: the perception in singing performance
Sofia A. Serra

Criatividade musical: aproximações com as idéias de Jean Piaget
José Nunes Fernandes

Música:
Linguagem formadora de identidades sociais
Auro Sanson Moura

15:30
THEME 06

A Criança e a música: as implicações da música no  desenvolvimento intelectual e emotivo infantil de zero a dois anos
Carolina C. Gomes
Isaac Samir Melo
Danilo César Guanais de Oliveira

Natural and learned schemata in the musical expressions of Israeli-Arab kindergarten children: a case study
Claudia Gluschankof

Músicos e não-músicos: o treinamento musical influencia a atenção visual?

Ana Carolina Oliveira e Rodrigues
Leonor Bezerra Guerra
Maurício Alves Loureiro

O desenvolvimento da percepção do tempo em crianças de dois a seis anos: um estudo investigativo a partir do canto espontâneo
Maria Betânia Parizzi

16:00
THEME 06

Ação pianística, desempenho e controle do movimento – uma perspectiva interdisciplinar
Maria Bernardete Castelan Povoas

Children’s practice and understanding of music: a series of teaching and learning strategies
Tânia Lisboa

Children abilities to conserve some basic sound parameters
  Elisabetta Piras

Como ocorre o pensamento criador musical no adulto
Kristiane Munique Costa e Costa

16:30

Coffee-break

17:00

ABCM General Assembly