Schedule
|
05/21 |
05/22 |
05/23 |
05/24 |
05/25 |
|
8:00 |
Registration |
X |
X |
X |
X |
|
9:00 |
Opening session, Salão Nobre da Reitoria da UFBA |
Key-note speech: Aaron Williamon |
Key-note speech: José Zula de Oliveira |
Key-note speech: Maurício Loureiro |
Special thematic session: Research in Music |
|
9:30 |
Artistic presentation |
Debate |
||||
10:00 |
Coffee-break |
|||||
10:30 |
Key-note speech: |
Round table: |
Round table: |
Round table: |
Round table: Music and social cognition |
|
12:30 |
Lunch |
|||||
14:30 |
Round table: Cognitive development and the musical arts |
Thematic sessions |
Thematic sessions |
Thematic sessions |
Closing session and Lunch |
|
16:30 |
Coffee-break |
|||||
17:00 |
Special thematic session: Sharing experiences
|
Thematic sessions |
Thematic sessions |
Thematic sessions |
|
|
18:00 |
Plenary session of ABCM |
|||||
20:00 |
Recitals |
TUES-DAY |
ROOM 01 |
ROOM 02 |
ROOM 03 |
ROOM 04 |
14:30 |
Reflecting upon tempo perception
|
Musicoterapia |
O medo do desconhecido. Pesquisa em andamento: a familiaridade com o inusitado no testemunho de pianistas “destemidos”. |
A influência da família e da escola no Desenvolvimento |
15:00 |
Incidence of stylistic knowledge on rhythm perception |
O Método Bonny de Imagens Guiadas e Músicas: a música e os estados alterados de consciência. |
A percepção do sentido emocional da performance musical – canto lírico medindo a emoção facial. |
O pensamento sincrético da criança: Henri Wallon e uma pesquisa de campo |
15:30 |
Towards a comprehensive theory of the emotional meaning of music: a multimethodological research approach and some empirical findings Kari Kallinen |
Celebrando a vida com doces canções Virgínia Maria Mendes Oliveira Coronago
|
“Menos o olfato e o paladar, todos os outros sentidos são necessários para o trabalho em grupo”. A percepção dos sentidos no desenvolvimento da performance orquestral. Glêsse Collet |
THEME 04 The Brain’s Training in the Improvement of Pitch and Tempo Acuities |
16:00 |
Effects of musical characteristics and listeners’ abilities on figure identification: I. The embedded figures test. |
La conciencia musical |
Do cálculo inconsciente da alma: estrutura e desvios expressivos como critério de preferência musical |
Special thematic session with Prof. Olin Parker: Teaching Psychology of Music |
16:30 |
Coffee-break |
|||
17:00 |
Investigação sobre arquétipos musicais relacionados ao arquétipo do Malandro em canções de Chico Buarque |
Técnica Alexander e cognição na pedagogia da performance musical |
Incorporando a mente musical |
Expertise, criatividade e resolução de problemas em música. |
17:30 |
Os principais desconfortos físico-posturais dos Flautistas e suas implicações no estudo na performance da flauta |
Conhecimentos musicais envolvidos na preparação do repertório pianístico de três bacharelandos sob a ótica da matriz de habilidades cognitivas em música de Davidson e Scripp |
“Can you beat it?” A hierarchy of rhythm performance patterns |
Resolução de Problemas na Escolha de Repertório em Aula Prática de Violão |
18:00 |
Demonstration session, Reitoria da UFBA. Fausto Borém e Edmundo Hora. |
WEDNES-DAY |
ROOM 01 |
ROOM 02 |
ROOM 03 |
ROOM 04 |
14:30 |
Improvisação na Música Clássica da Índia: Abdução e Significação |
The mind-body connection and musician’s health |
Cognição e corpo na performance musical Patrícia Furst Santiago |
Ansiedade de Performance em Música – Causas, Sintomas e Estratégias de Enfrentamento |
15:00 |
Repensando o aprendizado inicial de leitura e escrita musical a partir de estudos de cognição do ritmo |
Musical sense-making between sensory experience and symbolic computations: enactive, ecosemiotic and biosemiotic claims |
Contribuição do aprendizado de canções no desenvolvimento da linguagem verbal. |
Merleau-Ponty e a sala-de-aula de piano |
15:30 |
Metáforas no ensino de música: um estudo de caso sobre o emprego de linguagem figurada em master class de violão |
The language of gestures in the singing lesson |
Aspectos entoacionais da canção e o saber-fazer cancional |
As Funções da Linguagem Musical e o problema da compreensibilidade da Música segundo Mário de Andrade |
16:00 |
NEW BOOKS AND CDS |
|||
16:30 |
Coffee-break |
|||
17:00 |
Uma investigação em cantores líricos brasileiros: análise do fluxo expiratório na emissão cantada e falada de vogais do português |
Gender equality projects in popular music as cultural and discursive practice |
Wagner, o artista enquanto filósofo e as relações interartísticas na obra de arte total - Gesamtkunstwerk |
Quando é música? Caio Manoel Nocko |
17:30 |
O tempo musical sob uma ótica narrativa Felipe Copetti Hickmann |
Bringing order to aesthetics in school. Discursive positioning in discussions with teachers and head teachers |
Educação Musical e Motivação: uma revisão bibliográfica a partir da pirâmide de hierarquia das necessidades de Abraham Maslow João Fortunato Q Júnior |
Fundamentos da Técnica de Alexander (Lecture) Patrícia F. Santiago |
18:00 |
“Reflexive interaction” between children and musical systems. |
|
Fatores do desempenho e ação pianística. Estratégias interdisciplinares para a otimização do movimento – um procedimento experimental |
THURS-DAY |
ROOM 01 |
ROOM 02 |
ROOM 03 |
ROOM 04 |
14:30 |
A questão da Identidade local e o Ensino Coletivo utilizando Bandinha Rítmica e Capoeira: Relatos de experiência em escola pública de Educação Especial em Salvador-Bahia. |
Music teachers’ knowledge and social representations of music |
A partilha social da música |
Prática instrumental e motivação: uma reflexão sobre a possibilidade da experiência de fluxo |
15:00 |
A utilização de modelos de performance no ensino de instrumento musical |
Levels of attachment in western classical singing lessons: the perception in singing performance |
Criatividade musical: aproximações com as idéias de Jean Piaget |
Música: |
15:30 |
A Criança e a música: as implicações da música no desenvolvimento intelectual e emotivo infantil de zero a dois anos |
Natural and learned schemata in the musical expressions of Israeli-Arab kindergarten children: a case study |
Músicos e não-músicos: o treinamento musical influencia a atenção visual?Ana Carolina Oliveira e Rodrigues |
O desenvolvimento da percepção do tempo em crianças de dois a seis anos: um estudo investigativo a partir do canto espontâneo |
16:00 |
Ação pianística, desempenho e controle do movimento – uma perspectiva interdisciplinar |
Children’s practice and understanding of music: a series of teaching and learning strategies |
Children abilities to conserve some basic sound parameters |
Como ocorre o pensamento criador musical no adulto |
16:30 |
Coffee-break |
|||
17:00 |
ABCM General Assembly |